Berlenga - Peniche a nado!
Foram dois nadadores contra uma travessia de 16 quilómetros em mar aberto e água fria. O resultado final surpreendeu os próprios "nadadores aventureiros", como são denominados, já que a travessia entre a ilha Berlenga e Peniche foi feita em três horas e 15 minutos - menos uma hora do que o previsto.
Nuno Vicente, que faz parceria com Miguel Arrobas, disse ao DN que o tempo final da travessia "foi muito melhor do que qualquer expectativa. Correu muito bem."
A partida foi dada na Berlenga, pelo autarca de Peniche, António José Correia,
pouco depois das 13.00. "Estávamos a um ritmo bastante forte, apesar da água estar fria. Mas quando parámos para o reabastecimento, vimos que faltava pouco e que ia ser rápido", acrescentou. Durante parte do percurso chegaram a ser acompanhados por golfinhos. "Não os vi, mas ouvi os seus sons debaixo de água", acrescentou.
Nuno Vicente explica que o intuito da aventura é "divulgar estas travessias", que querem repetir por todo o País, e fazer passar "uma mensagem sobre a água e o ambiente, para que haja cuidado com a sua qualidade e com a utilização".
O grande objectivo dos dois aventureiros é a travessia do canal da Mancha, sendo que já têm uma data prevista: Agosto de 2008. Até lá, vão continuar a treinar muito "no mar e em águas frias".
Em Portugal, já ligaram Alhandra ao Parque das Nações, a Madeira às Desertas e prevêem agora faz outras aventuras fluviais e o Douro apresenta-se como uma forte hipótese.
A ligação dos nadadores a Peniche aconteceu a convite da autarquia local, que aproveitou para integrar a iniciativa no âmbito do oitavo festival Sabores do Mar, que decorre naquela cidade até domingo e que pretende divulgar a gastronomia à base de peixe e marisco.
Haja força de braços e vontade de passar frio... safa... Eu ficava logo pelos 100 metros! LoL