Tunning vs Xunning
Cada vez mais se assiste ao crescer da “comunidade de aceleras”, os auto-intitulados tunnings e street racers, mas o certo é que não passam duns pobres coitados em que na maioria dos casos sofrem de uma tremenda falta de gosto.
Quem é que nunca viu um carro super artilhado, com um alerom (acho que é assim que se escreve) que mais parece a barra de empurrar os carrinhos de compras dos hipermercados? Ou que tem um escape que parece que foi roubado à cbr xx do vizinho? Ou um carro tão rebaixado mas tão rebaixado que não pode entrar na própria garagem? E quem diz isto também diz com cores super foleiras, luzinhas azuis nos mija-mija ou nos cantos superiores do para brisas, e ainda há os que colocam luzes no carro parecidas com a do kit e tudo isto para que? Para ganharem o premio da foleirice só pode! As vezes também estão preparados para fazer 400mts numa dúzia (ou menos) de segundos (sim, porque os seus motores estão normalmente modificados) ou então para ganhar o prémio de falta de gosto… e depois ainda têm o descaramento de chamar a isto tunnig?!?!
Tunning é e sempre será a arte de modificar e tornar mais bonitas grandes máquinas tais como BMW, Hondas Type-R, Seats Leon, Subarus, Audis (A3 principalmente) entre outros que agora não me recordo, mas a ideia passa normalmente por pequenas alterações, e não por “redesenhar” de forma ridícula exterior e interior do veículo.
Pelo contrário, o xunning é composto por um leque de variadíssimas viaturas, em que no topo encontramos os Citroen Saxo Cup, seguidos de Peugeot 106 GTI, XSI entre muitos outros (às vezes até boas maquinas são molestadas desta forma). Viaturas estas que estão a um preço normalmente “acessível” mas que depois levam “implantes” que chegam a ultrapassar o valor da própria viatura. Fica então a pergunta… Não seria mais óbvio, lógico, prático e até mais barato comprar logo um carro potente e bonito?